Denise Silva

O pantanal. Ser filha, professora, mãe. Sair e voltar. Sonhar para fazer sonhar.
Escute o depoimento
Realidade e sonho sempre caminharam juntos na vida de Denise. Além de cuidar da casa, tirar leite e ir para a roça em Miranda (MS), ela ainda guardava fôlego para realizar o desejo de se tornar professora, enfrentando madrugadas com sereno à espera do ônibus escolar.
Seus pais, analfabetos nas letras mas repletos de sabedoria, ofereceram apoio para que ela pudesse criar asas. Assim, não só realizou o sonho de ser professora, como também foi a primeira pessoa de sua cidade a fazer um doutorado.
Mesmo quando estudou longe, fez-se perto pesquisando sobre as aldeias indígenas de sua região. Ao voltar para Miranda com um sonho coletivo, Denise criou diversos projetos socioambientais que atuam para valorizar a educação e a cultura da população ribeirinha e indígena do Pantanal. Pela sua participação ativa nessas iniciativas, Denise foi reconhecida pelo Prêmio Acolher 2017.
Nesse movimento, trabalho e relações afetivas se misturam. Sua filha, quando nasceu, recebeu o nome de Ana, “aquela que traz a luz”, em uma aldeia indígena. Com a maternidade, Denise encontrou ainda mais motivos para acreditar que “muita gente pequena, em lugares pequenos, fazendo coisas pequenas, estão mudando a face do mundo”, como afirma o escritor Eduardo Galeano.